Produção de Músical | Curso para Djs - Yellow

Produção de Musica Eletrônica | Curso para Djs - Yellow

Produção de Músical

No mercado atual da música eletrônica, ter uma boa base de produções autorais e exclusivas é praticamente uma obrigação para os artistas que buscam estabelecer uma carreira sólida e profissional. É cada vez mais raro encontrar casos de DJs bem sucedidos que não são produtores. Essa tem sido praticamente uma exigência do mercado, e a formação em produção musical é a evolução natural do artista eletrônico, após o curso de DJ.

O curso de Produção de Música Eletrônica da Yellow DJ Academy foi especialmente desenvolvido com base na prática, para que o aluno desenvolva sua própria track durante as aulas. A didática não é direcionada para nenhum gênero musical em específico, assim o aluno é totalmente livre para se desenvolver dentro do seu próprio estilo, sem sofrer influências que o descaracterizem ou desmotivem. Além de todo o conteúdo de formação em produção musical, o curso ainda inclui os módulos de especialização em sound design (síntese sonora), mixagem e masterização.

Edson Borth, um dos instrutores de nosso curso, formado em Produção Sonora pela UFPR e Masterização pela IATEC, produziu mais de 50 álbuns de artistas nacionais e internacionais e irá mostrar como mixar e masterizar as suas próprias musicas. "Queremos formar o indivíduo por completo e deixá-lo apto a materializar o que sua imaginação lhe permitir", afirma o produtor e instrumentista Borth.

As aulas de síntese sonora serão ministradas por Miguel Ratton, provavelmente o autor de livros sobre tecnologia musical mais conhecido e reverenciado no Brasil. Já as áreas de criação, edição e teoria musical serão comandadas pelos experientes produtores Beto Larski e João Borghi, que completam o nosso time de instrutores. Isto fará com que o aluno possa não somente utilizar as ferramentas dos softwares musicais mais modernos do mercado, mas sim, entender o som em sua essência, e como a tecnologia pode ser aplicada a ele.

O que eu vou aprender neste curso?

  • Introdução e configurações básicas  

Visão geral do mercado musical
Influência do MP3 e Internet
Interfaces
Drivers
Latência
Instalação e configuração de drivers
Pistas
Janelas
Plug-ins
Configurações de áudio e MIDI
Configuração de controladores

  • Construção do projeto musical

Sessão Rítmica
Loops áudio
Amostras (Samples) de sons percussivos
Análise timbrística e da estruturação do contraponto rítmico
Edição e transformação de loops rítmicos
DrumRack (utilização de amostras de audio, variação de pitch)
Utilização de plugins de efeitos na sessão rítmica

  • Sessão Melódica e Harmônica Práticas

Loops áudio que constituirão a harmonia e melodia do projeto
Análise e estruturação dos contrapontos melódio e harmônico 
Edição e transformação de loops melodicos e harmônicos 
Introdução a utilização de loops midi (ritmo, melodia e harmonia)   

  • MIDI - controle de parâmetros do software e de plug-ins

Piano-roll no Live
Controle da performance
Controle básico de mixagem e parâmetros
Variações de timbres dos instrumentos harmônicos e melódicos com os presets dos Sintetizadores

  • Sintetizadores - características de sonoridade e controle

Visão geral dos sintetizadores do Live
Características de cada tipo
Controle de parâmetros pelo painel do teclado 

  • Sintetizadores - estrutura básica da síntese subtrativa e síntese FM

Maniuplando a estrutura subtrativa OSC+FIL+AMP
Filtros LP/HP
Ruído
Maniuplando a estrutura FM 

  • Técnicas de Mixagem

Equalização e compressão
Utilização de efeitos
Automação
Automação de mixagem e de plug-ins
Curvas de envelope finalização do projeto
Características fundamentais do áudio digital e do MP3 
Criação de automação via envelopes
Comparativo WAV x MP3

  • Técnicas de Masterização e finalização do projeto

Equalização
Compressão
Limitadores e efeitos na masterização 
Aplicação em sala de masterização com os projetos desenvolvidos pelos alunos e amostras prontas

O que eu preciso para começar o curso?

Para ingressar no curso de produção, é requerido que o aluno já possua algum conhecimento básico em música, seja como DJ ou como músico instrumentista. Para um melhor aproveitamento do conteúdo do curso, sempre recomendamos que o aluno se forme antes como DJ, para que possa entender melhor o contexto em que as suas produções serão executadas, e potencializar ainda mais o resultado dos seus trabalhos.

Durante as aulas, o aluno não precisa comprar ou levar quaisquer equipamentos para a sala, pois a escola oferece toda a estrutura necessária para o acompanhamento do curso. Mas caso já possua o seu próprio laptop e softwares de produção, também pode utilizá-lo em sala.

Como funciona o curso?

O curso pode ser realizado em 3 ou 6 meses, com aulas de 3 horas de duração e opção de períodos na manhã ou noite. O curso inclui os módulos de especialização em sound design (síntese sonora), mixagem e masterização e é ministrado pelos 4 instrutores especialistas da Yellow: Miguel Ratton, Edson Borth, Beto Larski e João Gabriel Borghi.

A sala de aula é equipada com tudo o que o aluno precisa para acompanhar todas aulas, com computador, monitores de audio, fones de ouvido, controladores e sintetizadores Roland. Se preferir, o aluno também pode trazer seu próprio laptop. A estrutura da sala também fica disponível para todos os alunos nos horários em que não estiver sendo utilizada em aula.

A escola também oferece as opções do curso de Produção em módulo particular, com horários mais flexíveis, atendimento individual e personalizado, e em módulo intensivo de férias.

Para quem é indicado?

O curso de produção de música eletrônica é indicado principalmente para DJs que buscam evoluir em suas carreiras, queiram produzir seus próprios materiais exclusivos e estabelecer a sua identidade como artista eletrônico. Ele também é indicado para músicos e produtores que queiram explorar mais a fundo o universo da música eletrônica, para possivelmente integrá-los com outros estilos musicais e também em outros tipos de trabalhos em que a música eletrônica possa ser aplicada, como publicidade e projetos audiovisuais.

Onde eu vou poder atuar?

O produtor de música eletrônica estará apto a compor, editar, mixar e masterizar profissionalmente suas próprias produções, e também realizar trabalhos para outros artistas. Além de poder atuar em parceria com músicos, bandas, em trabalhos comerciais que envolvam música, como publicidade, cinema e teatro.

No curso, o aluno ainda aprenderá conceitos básicos de performances ao vivo (Live PA) e de como montar seu próprio estúdio em casa. Que posteriormente poderão ser aprofundados nos cursos de especialização também oferecidos na Yellow.

Por que estudar na Yellow?

 

Aproveite para conhecer nosso Curso de Dj - Especialização em Remix com Michel Godoy

 

Receba todas as informações sobre este curso no seu e-mail

 Receba todas as informações sobre este curso no seu e-mail

  • “Além de muito profissionalismo, um ambiente aconchegante. Recomendo a todos, mesmo que não esteja ligado a música vale a pena uma visita!”

  • “Estar na Yellow é como estar em casa com os amigos fazendo o que nos mais amamos que é estar vivendo a musica eletronica!”

  • “Simplesmente a segunda casa de todos que fizeram curso ali. Não é a toa que a cada dia a escola cresce mais e mais. Lugar onde sempre sou muito bem recebido e conheci grandes amigos.”

Você também pode se interessar por estes cursos: