Se você é daquelas pessoas que mal podem esperar aquela hora do dia que está reservada para praticar aquilo que aprendeu na escola de DJ, também já deve ter esbarrado naqueles dias em que o treino simplesmente não rende. Aquela sensação de que podia ter sido melhor, ou que você só está fazendo mais do mesmo. A boa notícia é que dá pra melhorar seu treino como dj – preste atenção nessas dicas:
Não conte o tempo de pesquisa e preparação como prática
É fácil cair na armadilha de ficar ouvindo músicas novas, e marcando cue points, loops e assim por diante. O fato é que uma boa curadoria leva tempo, e exige que você ouça as músicas por inteiro, a fim de decidir o que vai e o que não vai ser incluído no seu set.
Mas isso não é a mesma coisa que praticar suas habilidades como DJ – é apenas uma parte delas, e que pode ser feita em outra hora – você pode, por exemplo, usar o Traktor ou o Rekordbox no telefone ou tablet durante o trajeto para o trabalho, para marcar o que é necessário e exportar depois. Assim, você fica com mais tempo livre para a prática.
Estabeleça uma rotina de treino como DJ
Já que o tempo atrás do equipamento é limitado, é legal você começar seu treino com algum planejamento. Não tem nada de errado em brincar um pouco pra aquecer, mas é bom ter foco no que você quer ou precisa melhorar como DJ. Seja conhecendo mais seu controlador, experimentando novos mapeamentos, ou mesmo mudando algo no seu repertório, o importante é ficar de olho no tempo que você tem disponível, e, assim, definir uma meta realista. Criar uma lista de metas no seu telefone é uma boa maneira de lembrar do porque de você estar ali e aproveitar bem o seu tempo.
Praticar é divertido, mas aprenda a obter mais da sua diversão.
Mesmo que você só esteja treinando por diversão, é inteligente usar esse tempo para mais alguma coisa. Fazer um set ao vivo no Mixlr, por exemplo, pode te deixar com um pouco mais de critério, afinal, você terá uma audiência – mesmo que você deixe claro que é um set despretensioso. Isso também é útil para “medir a temperatura” do seu set, e como o público reage a ele.
Definir metas, se livrar de coisas que você não precisa fazer quando está na frente do seu equipamento e tomar notas sobre o que você precisa fazer (como ouvir músicas novas, montar seu novo DJ set, etc.) pode te ajudar a melhorar o seu treino sem interferir com o seu tempo de prática. Usando o seu tempo de forma mais inteligente, você pode ser mais honesto consigo mesmo e se divertir enquanto maximiza seus resultados, ou seja: você se diverte mais, se torna um DJ melhor, ao mesmo tempo em que acelera seu aprendizado.
Até pelo Youtube rola, saca só!