7 dicas essenciais para montar seu Presskit 

 

 

Nos dias de hoje ser um excelente DJ ou produtor não basta. É necessário que você divulgue o seu trabalho da melhor maneira possível. Uma das maneiras mais eficientes de se fazer isso é criar um presskit bem caprichado. Ele facilita, e muito, a vida dos seus potenciais contratantes. Então, aqui vão algumas dicas de Assessoria de Carreira que não podem faltar no seu Presskit. 

Dica 1: Duas versões de Presskit 

É legal você ter duas versões de presskit: uma para passar para os contratantes quando fecha uma gig e outra para você passar para a imprensa. A dos contratantes você pode colocar o release, fotos e links das suas redes sociais. E a da Imprensa tem que constar algo mais extenso, com fotos das suas apresentações, um release mais extenso e também o “clipping” para a imprensa. 

 

Dica 2: Caprichar no Release

Releases são essenciais em um presskit por motivos simples: todo mundo tem uma foto bem feita pra divulgar seu trabalho em algum lugar da internet, mas poucos se animam em fazer uma “bio” caprichada. Se esse é o seu caso, resolva imediatamente. O ideal é sempre ter duas versões: uma mini bio (para ser usada na divulgação) e outra mais completa, para que os possíveis contratantes (e sua assessoria de imprensa) saibam mais sobre você e a sua carreira. Fuja dos chavões do tipo “desde pequeno apaixonado por música e blá blá blá”. O que vale aqui é dar uma ideia bem clara de quem você é e o seu trabalho. Se possível, peça ajuda a um profissional para escrever. 

 

Dica 3: Faça uma sessão de fotos 

Quando falamos de fotos não estamos nos referindo àquela foto tirada com o celular. Invista em um estúdio de fotografia profissional. Você ficará surpreso como o olhar de um profissional pode capturar o seu melhor. E não, você não precisa fazer cara de modelo. Se o orçamento não for problema, contrate também um profissional de moda para lhe ajudar a escolher um visual que tenha a ver com você e lhe favoreça. Na hora de fazer um presskit não esqueça de incluir fotos das suas apresentações, principalmente se o público estiver junto. Esses detalhes fazem toda a diferença na hora de mostrar seu trabalho.

Sempre tenha versões das fotografias com fundo branco no formato PNG – isso torna mais fácil recortar as fotos para flyers ou cartazes. Por fim, nunca use fotos com mais de três anos – você certamente estará diferente nesse período de tempo. 

IMPORTANTE: utilize serviços de nuvem (como o Google Drive ou o Dropbox) para salvar suas fotos, pois enviá-las por e-mail pode dificultar o trabalho da imprensa ou dos contratantes. 

 

Dica 4: Claro que tem que ter música! 

É obvio que você tem que colocar música no seu presskit. Coloque links para os seus últimos três sets, tracks, remixes ou edits. Para as produções, coloque seus MP3 devidamente etiquetados, com todos os dados completos, detalhes de contato e links para as suas páginas de Mixcloud e/ou SoundCloud. A ideia é que sempre que alguém tocar a sua música ela deva ser capaz de achar os seus dados de contato.

Importante: atualize regularmente essa parte, para que os contratantes saibam exatamente o que receberão quando fecharem uma data com você. Isso vai te obrigar a criar playlists e mixtapes com regularidade, o que, no fim das contas, não é ruim. Você já viu alguém se arrepender de gravar uma mixtape bem feita?

 

Dica 5: E Vídeo? Siiiiim! 

Coloque links de vídeo no seu presskit – podem ser um apanhado das suas apresentações ao vivo, ou um lyric video de uma das suas produções. Ah, mas você não tem um vídeo? Faça um! Melhor ainda, contrate alguém pra fazer um com qualidade profissional. Vale o investimento. Se o orçamento está curto e você quiser dar um tom pessoal, faça você mesmo um vídeo tocando ou falando com o público com a câmera do seu telefone ou algo tipo de GoPro. Mas fique de olho na qualidade!

Importante: os vídeos tem que ser compartilháveis. Poste no YouTube para facilitar o acesso, ou coloque como arquivos de MP4 em alta resolução – arquivos MOV e AVI são grandes demais.

 

Dica 6: Links de contato e social media devem estar presentes no seu presskit também! 

Tem um problema aqui: cuide para colocar apenas as redes sociais que você mantém atualizadas – e, por atualizadas, entenda as redes nas quais você posta algo, no mínimo, a cada uma ou duas semanas. E tem uma razão simples para isso: fazer com que as pessoas vejam redes desatualizadas só cria a impressão de que você não sabe usá-las. De toda a forma. qualidade é melhor que quantidade, sempre.

Na seção de contatos do presskit, coloque detalhes sobre como as pessoas podem lhe contratar. Detalhes como email e, ao menos, um número de telefone celular. Se você tem um agente é aqui que você coloca os dados dele também. Por fim, URL do site e/ou blog.

 

Dica 7: Clipping

Clipping é a parte do presskit em que você coloca uma lista das suas maiores realizações até o momento. Mas não entupa de informação, apenas liste as suas performances mais importantes, populares ou impressionantes. Se houver citações em revistas ou jornais inclua também – não mais que uma ou duas.

Não se preocupe se você ainda não acumulou informação nesta parte – isso vem com o tempo, então foque em melhorar suas habilidades e sua rede de relacionamentos. Por enquanto, suas fotos e vídeos ao vivo vão servir.

Montar e atualizar o seu presskit é uma das coisas mais importantes para o gerenciamento da sua carreira, seja você um DJ iniciante ou veterano. Com a facilidade de se achar qualquer pessoa ou coisa com uma simples pesquisa no Google, você tem que se certificar que qualquer um achará informações recentes e precisas sobre você e o seu trabalho.

IMPORTANTE: vale o mesmo destaque para as fotos. Coloque em algum serviço de nuvem para poder facilitar a vida da imprensa ou de seu contratante. 

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Você atualiza seu presskit com frequência? Ou nunca fez um?