Curso de DJ ou Produção de Música Eletrônica, qual fazer primeiro?

Não é segredo que hoje o mercado dá preferência a DJs que também sejam produtores. Isso gera uma dúvida bastante comum entre pessoas que querem começar a aprender e ingressar no universo da música eletrônica e então vem a pergunta: com que curso começar? Curso de DJ ou Produção de Música Eletrônica? 

É ótimo que você queira seguir carreira na música, mas antes é necessário entender as diferenças entre um produtor e um DJ. Vamos lá?

DJ

Um DJ é um profissional que toca música produzida por outras pessoas, apesar de que ele pode (e deve) incluir seus próprios remixes e edits nos seus sets. Isso demanda um certo conhecimento de produção, mas não necessariamente todo o processo. Basicamente, o DJ é contratado para uma apresentação ao vivo, em que deve mixar uma seleção de músicas escolhidas por ele para uma audiência específica. Em um curso de DJ você irá aprender técnicas para poder executar essas tarefas e, claro, agitar as pistas. Veja também o que aprendi me tornando DJ Profissional.

 

Produção Musical

Já o Produtor é o profissional que domina todo o processo para criar as suas próprias músicas, e a de outras pessoas também. Possui um conhecimento técnico mais aprofundado sobre teoria musical, softwares de produção e instrumentos. Um produtor trabalha principalmente em estúdio, embora possa fazer apresentações ao vivo também. Além disso, um bom profissional pode ser requisitado para outras funções – compor trilhas sonoras para peças de teatro, filmes e jogos, por exemplo. Resumindo, a produção é um ramo mais abrangente dentro do mercado de música eletrônica.

E aí, por onde começar: curso de DJ ou Produção de Música Eltetrônica?

A essa altura, você já deve ter percebido que embora existam semelhanças, as profissões são diferentes entre si – e uma demanda mais tempo de dedicação e estudo que outra para que funcione. Como são áreas distintas do mesmo ramo, os dois cursos são complementares, mas não substituem um ao outro. Aqui, fica mais claro também por onde começar.

Nossa sugestão é que você comece pelo curso de DJ , ele serve como uma espécie de introdução ao tema e abre o mercado para você. Ao mesmo tempo, você pode adquirir habilidades que vão te levar ao próximo passo – a produção.

Ter o domínio do processo de produção de música é uma das exigências do mundo da discotecagem hoje. DJs que apenas tocam são menos valorizados do que aqueles que produzem suas próprias tracks. Assim, o curso de produção é uma especialização, uma espécie de pós-graduação. Ser produtor aumenta consideravelmente o seu espaço no mercado.

Existe ainda um outro aspecto a ser considerado. Muitas pessoas fazem o curso de DJ sem a intenção inicial de se tornarem grandes profissionais do ramo. Estudam porque amam música eletrônica, querem entender o funcionamento, mas tocam por uma questão de satisfação pessoal, e só mais tarde percebem o quanto a profissão é apaixonante e resolvem continuar na carreira. Mais uma vez, começar pelo curso de DJ é uma boa maneira de você testar o mercado antes de decidir se quer dar continuidade ou não. Dessa forma, você faz escolhas mais inteligentes e otimiza o seu tempo e dinheiro. Nosso palpite: depois de começar, você não vai querer parar mais! Saiba também como começar sua carreia de DJ ou Produtor Musical. 

Se preferir, agende uma visita à Yellow e tire suas dúvidas pessoalmente.