Na Yellow, temos em nossa grande coleção de sintetizadores o clássico Z1, da Korg, que utiliza uma tecnologia de síntese avançada e oferece um enorme grau de criatividade e expressividade.
Na época, segundo a Korg, os sintetizadores anteriores que utilizavam processo de síntese por processamento de sinais destacavam-se por um único tipo de modelagem sonora, mas o Z1, utilizando a tecnologia MOSS (Multi-Oscillator Synthesis System), oferece uma grande gama de algoritmos de alta qualidade, que cobrem todo tipo de som, existentes ou não.
Síntese MOSS
A geração de sons pela tecnologia MOSS (Multi-Oscillator Synthesis System) é o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento. Os algoritmos de osciladores do Z1 são descendentes diretos da plataforma de desenvolvimento da Korg chamada de (Open Architecture Synthesis System). Foram anos de desenvolvimento de modelos detalhados, e até a implementação do projeto de síntese, o que dá ao Z1 um potencial imenso.
O Z1 se destaca pela enorme gama de algoritmos de osciladores: Standard, Noise, Comb Filter, VPM, Ring Modulation, Cross Modulation, Oscillator Sync e Resonance. Os modelos de Organ, Electric Piano, Bowing, Brass, Reed e Plucked String emulam esses diversos tipos de instrumentos musicais com maior grau de realismo e expressão do que os instrumentos que utilizam tecnologia PCM podem oferecer.
Os 13 tipos de osciladores podem ser combinados – juntamente com um sub-oscilador e um gerador de ruído – para que possam ser criados sons híbridos com qualidades “orgânicas” que podem ser moldadas de formas impossíveis de serem feitas nos instrumentos tradicionais.
A polifonia padrão é de 12 vozes, mas com uma placa de expansão (hoje, rara de se encontrar), o Z1 pode chegar a 18 vozes. Os filtros duplos do tipo “multi-mode” destacam-se por poderem atuar como ressonantes, passa-baixa, passa-alta e passa-bandas, que possibilitam quatro pontos de frequência central serem ajustados simultaneamente. Isso permite a criação de tonalidades complexas, como as encontradas na voz humana e no corpo ressonante de um violino ou violão.
A memória do Z1 armazena 256 Programs, sendo possível armazenar Programs adicionais em card PCMCIA de memória Flash. Podem ser armazenados também 32 configurações multitimbrais, cada uma combinando até seis timbres em modo “split” ou “layer”.
Controles
Os botões específicos para controle de frequência de corte, ressonância e intensidade do EG do filtro e do EG do amplificador ficam localizados no lado esquerdo do painel frontal. Eles permitem ao músico controlar o som em tempo real, da mesma forma como era feito nos antigos sintetizadores analógicos. Existem ainda quatro LFOs (que podem ser sincronizados por MIDI clock) e o Z1 também dispõe de efeito de portamento polifônico.
Além dos controles convencionais de pitchbend e modulation, implementados por botões rotativos (wheels), e entradas para até quatro pedais, há também controles dedicados, como os oito botões do filtro e os quatro do amplificador, bem como chaves para ligar/desligar Hold, Modulation e Portamento. Para tirar maior proveito do potencial de modulação do Z1, existem cinco botões de edição de performance (Performance Editor – PE), que podem ser endereçados para diversos tipos de funções de modulação de parâmetros, onde cada botão pode controlar até quatro parâmetros de cada vez. E o ainda Z1 traz o X/Y Pad, uma superfície retangular onde a pressão do dedo do músico pode efetuar controles expressivos no som: dependendo do movimento do dedo, é possível misturar a atuação de controles em tempo real.
Efeitos
A seção de efeitos do Z1 destaca-se pelo seu multiprocessador, com 15 efeitos de insert (multi-tap delay, overdrive, wah, phaser, flanger, chorus, rotary speaker, etc) e mais três master effects em stereo (dois reverbs e um delay). Todos os efeitos incluem possibilidade de modulação em tempo real, possibilitando mais controle de expressividade. Além deles, há um EQ de 2 bandas para cada Program, para auxiliar o ajuste da coloração do som.
Arpeggiator
O Z1 dispõe de um arpeggiator polifônico, que possibilita a execução de padrões complexos. Além dos cinco padrões que vêm de fábrica (Up, Down, Random,ALT1 e ALT2), há mais 15 que podem ser programados pelo músico, e armazenados na memória interna. Os dados do arpejo podem ser transmitidos por MIDI, para comandar outros instrumentos, e o arpeggiator também pode ser sincronizado por MIDI clock. Os botões específicos para ajuste de Gate, Velocity, Resolution e Speed permitem controle em tempo real.
Expansões
Para ampliar a polifonia de 12 vozes do Z1, a Korg dispõe de uma placa de expansão opcional que transforma-o num sintetizador de 18 vozes. Há também uma placa opcional para interfaceamento do Z1 com o Alesis ADAT, que permite conectar ambos por meio de cabo óptico digital.
Especificações Técnicas do Korg Z1
- Método de síntese de sons: Multi-Oscillator Synthesis System (MOSS)
- Fontes sonoras: 2 osciladores (max.) + sub-oscilador + gerador de ruído
- Vozes: 12 (expansíveis até 18, com placa opcional DSPB-Z1)
- Teclado: 61 notas, com sensibilidade a key velocity e aftertouch
- Efeitos: multi-efeitos digital, 15 efeitos de insert e 3 efeitos no master
- Programas: 256 (128 programas em 2 bancos)
- MultiSets: 32 (16 setups em 2 bancos)
- Arpeggiator: 5 padrões presets, 15 padrões programáveis
- Controles: pitchbender, modulation, X-Y Pad, chave de modulation 1&2, chave de X-Y Hold, chave de portamento, botões rotativos 1-5, botões do filtro (cutoff, resonance, EG Intensity), botões do EG do filtro (ADSR), botões do EG do amplificador (ADSR), botões de controle do Arpeggiator (Gate, Velocity, Resolution, Speed)
- Entradas de controle: pedal de sustain, pedal liga/desliga programável, pedal de volume, pedal de controle contínuo programável.
- Saídas: L/Mono, R, Headphones
- Conexões MIDI: IN, OUT, THRU
- Entrada para card : formato PCMCIA (ATA ou linear, de 256K – 4 Mbytes) até 4096 Programs, 512 Multis, 240 User Arpeggio Patterns e 16 sets de Global
- Display: LCD com 64 x 240 pontos
- Alimentação: AC; consumo de 23W
Opcionais:
- Placa de expansão DSPB-Z1 (6-vozes)
- Placa de interface para ADAT DI-TRI
- Pedal XVP-10 EXP/VOL
- Pedal de volume KVP-002
- Pedal de controle EXP-2
- Pedal tipo liga/desliga PS-1/PS-2
- Pedal de sustain DS-1
Por: Miguel Ratton.