Os desafios mais comuns de quem troca a sua profissão atual pela de DJ Profissional

Por Hermes Pons

Eu me lembro perfeitamente de quando decidi ser um DJ em tempo integral. Já tocava regularmente em duas casas legais da cidade, e ainda trabalhava durante o dia, o que tornava meus fins de semana uma maratona de trabalho que começava na sexta à tarde e só terminava no domingo à noite.

Eu estava cansado e desapontado com o meu trabalho diurno – ele consumia horas e horas da minha vida e estava longe de me dar um retorno satisfatório, tanto pessoal quanto financeiro. E cada vez mais, eu me via sendo “empurrado” para o meu sonho profissional: me tornar um DJ em tempo integral.  Então, depois de anos conciliando os trabalhos diurnos e noturnos, decidi dar o passo seguinte. Com a ajuda de um amigo, consegui uma residência em outro estado e pedi demissão.

O que eu não contava era que durante o meu aviso prévio, o lugar que havia me cotado para uma residência resolveu mudar de ideia, ou seja: de um dia para o outro, estava desempregado.

Por sorte, quando eu já estava começando a enviar currículos, consegui uma residência em outro lugar e fiquei nele por oito anos. Era a realização de um sonho alimentado durante muito tempo – e também foi onde percebi a importância de um planejamento de carreira.

Olhando para trás, eu vejo que em alguns momentos tive mais sorte que juízo. Então, se a sua intenção é se tornar um DJ em tempo integral, eu quero te dar umas sugestões – as que ninguém me deu antes de eu tomar minha decisão.

A mais importante delas: profissionalize-se como DJ 

 Fazer um curso de DJ não é só sobre aprender como funcionam as coisas. Uma certificação te coloca em outro nível para um empregador, e em uma profissão liberal como a de DJ, isso é ainda mais importante. Conhecimento nunca é demais, então invista em você.

 

Faça um planejamento profissional de curto, médio e longo prazo

 Isso te ajuda a manter o foco nos seus objetivos e antecipar possíveis problemas. O que você realmente deseja fazer da sua vida? Onde você se vê em dois, cinco ou dez anos? Não se iluda – o tempo passa rápido, e sem planejamento você pode ficar à deriva e correr riscos desnecessários.  Além disso, se você está entediado com a sua profissão atual, sair só por sair pode te deixar insatisfeito novamente em muito pouco tempo.

Prepare-se mentalmente para ser um DJ Profissional 

Pode parecer bobagem, mas você vai precisar de uma boa dose de auto controle e disciplina. As coisas nem sempre saem como planejado, e isso pode te desestabilizar psicologicamente. Já comentamos aqui sobre os deveres de um DJ profissional. Lembra da desistência do contratante durante o meu aviso prévio? Isso nos leva a outro ponto importante:

Crie condições para realizar seu sonho

Pode ser que as coisas levem um pouco mais de tempo para acontecer, e você vai precisar de tempo para desenvolver sua estratégia. Se você não quiser ou puder conciliar seu trabalho atual com a profissão de DJ, faça uma reserva que possa te manter durante no mínimo seis meses – um ano e meio é o ideal. Assim, você consegue mais tempo para se planejar. Faça seu planejamento financeiro e elimine tudo que for supérfluo – você vai se surpreender com a quantidade de coisas que não precisamos realmente.

Não perca tempo

 Crie uma base de fãs, cultive bons relacionamentos profissionais, melhore suas habilidades com um curso de produção, por exemplo. Busque maneiras de se destacar, e faça um bom planejamento de marketing pessoal.

Entenda que errar faz parte do processo de aprendizagem

Medo de errar é meio caminho andado para o fracasso. Se você não erra, provavelmente não está aprendendo nada. Então saia da sua zona de segurança e corra alguns riscos. Quando você aprender, verá que valeu a pena.

Seja realista

Tente enxergar as reais possibilidades do mercado, e certifique-se de que há interesse nas suas habilidades como DJ. Mas, mais importante que isso, tenha em mente que fazer algo que se ama só vai te trazer benefícios e melhorar muito a sua saúde física e mental. Lembre-se que esse trajeto é só seu, então não se compare com outros profissionais – ao invés disso, avalie seus pontos fortes e fracos e saiba como lidar com eles. Talvez seja necessário manter um trabalho de meio período enquanto a sua carreira não decola. Tenha um plano B e um C na manga, sempre! E lembre-se: independente do caminho que você escolher, não há momento melhor para começar a sua carreira dos sonhos que agora!