Como em qualquer carreira, a profissão de DJ evoluiu a ponto de oferecer diferentes perfis de trabalho – e, por isso mesmo, é os resultados variam bastante de acordo com as suas habilidades pessoais em cada um deles. Abordaremos neste post os três principais perfis de DJ e como cada um deles funciona. Vamos lá?
O DJ Produtor
Há dez anos atrás, a carreira de um bom DJ se resumia a ser um excelente curador musical e fazer sets incríveis. Hoje, dominar a produção é uma exigência para quem pretende fazer sucesso no ramo. Construir uma carreira baseado em suas habilidades de produção é hoje a maneira mais garantida se estabelecer no ramo. A reputação de um DJ Produtor é baseada na música que ele cria, então seu ambiente de trabalho mais comum é o estúdio. Há várias maneiras de construir o seu nome como produtor, mas um bom começo inclui:
- Publicar remixes/edits ou previews de tracks em alguma plataforma como o Soundcloud ou HearThis;
- Fazer remixes oficiais para pessoas que você conhece, para contests, labels, ou ainda fazer alguns bootlegs;
- Liberar algumas tracks gratuitas – o objetivo nesse momento é obter visibilidade, não se preocupe com lucro agora;
- Usar a visibilidade alcançada para conseguir fazer remixes pagos.
- Liberar mais músicas próprias gratuitamente, e manter o interesse aceso.
Tenha em mente que a carreira de um DJ Produtor não é fácil – há uma rotina de estúdio para se seguir, além de viagens o tempo todo, poucas horas de sono… nem todos se enciaixam nesse perfil.
DJ Residente/Local
Embora seja um perfil um pouco irregular – residência é uma tendência que vai e volta – ainda é uma boa maneira de se conseguir uma renda estável. Além disso, se manter em uma região específica evita todo o estresse de viajar constantemente. Um DJ residente ou local precisa ser flexível e dominar o maior número possível de equipamentos, já que cada club tem um setup específico. Por esse motivo, o profissional que se dispõe a esse perfil acaba se tornando também uma espécie de técnico, já que desenvolve a habilidade de resolver problemas dos lugares onde costuma tocar – muitos deles, na hora.
Começar uma carreira como residente, no entanto, requer bastante trabalho. Donos de clubs em geral são bombardeados constantemente com promos e mixtapes de outros DJs. Em geral, clubs voltam sua atenção para DJs que conseguem mobilizar uma boa quantidade de pessoas. Então, cabe a você definir uma estratégia para conseguir o seu lugar. A rotina de um DJ residente inclui:
- Pesquisar sobre diversos estilos musicais populares – isto pode acarretar em te tornar conhecido como um DJ apenas de música pop. Se não for um problema pra você, siga em frente;
- Tocar pelo menos 3 vezes por semana; mantenha hábitos saudáveis, pois este estilo de vida pode te trazer problemas de audição ou outros problemas de saúde;
- Fazer sets longos, o que implica em uma coleção enorme de música muito bem organizada e atualizada. Isso toma bastante tempo.
O DJ Técnico, ou Turntablist
O último, mas não menos importante perfil é o do DJ que constrói sua carreira através da sua extrema habilidade com equipamentos e técnicas de mixagem. Hoje, este tipo de DJ é encontrado tanto nos toca-discos – os famosos Turntablists – como em CDJs e controladoras – estes últimos são chamados de Controllerists fora do Brasil. Embora para muitos esse seja o verdadeiro DJ, esse é provavelmente o perfil mais difícil de se obter grande sucesso hoje – o que não quer dizer que seja impossível. Mas ele demanda prática, prática, e mais um bom tanto de prática. Isso leva muito tempo, até que você consiga adquirir o que chamamos de memória muscular – algo em que você não precisa mais pensar para fazer.
Além do treino, demanda estudar outros DJs constantemente, para aprender novas técnicas e desnvolver as suas – o que significa, entre outras coisas, assistir muitas apresentações ao vivo, desenvolver suas habilidades através de um outro instrumento, e melhorar muito o seu ouvido. Nada vai te tornar tão bom aqui quanto ser extremamente disciplinado.
A melhor maneira de se obter sucesso com esse perfil é participando de campeonatos, como o Red Bull Thre3style, por exemplo – supondo que você já seja bom o suficiente – ou ainda, fazendo vídeos das suas rotinas e publicando online. Mas tenha em mente que, se seu objetivo é apenas financieiro, você terá que encontrar um meio de unir essa técnica com a parte mais popular do ramo, e isso nem sempre é fácil.
Construir uma carreira como DJ pode ser gratificante, e oferecer boas oportunidades profissionais, mas para se obter sucesso é recomendável que você tenha seus objetivos em mente. Esperamos que estes perfis ajudem a ver o que se encaixa melhor em suas ambições, e que sirvam para deixar seu futuro profissional um pouco mais claro.
E aí, qual é o teu perfil de DJ?